Mudanças climáticas, desastres naturais
e prevenção de riscos

A Semana


O Que é a semana?
            A Semana de Ciência e Tecnologia em Uberlândia faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). Desde 2004, o MCT mobiliza todo o Brasil durante uma semana, sempre no mês de outubro, e pela terceira vez a cidade de Uberlândia participa do evento. 
Por que a semana
            A Semana de Ciência e Tecnologia em Uberlândia tem como objetivo promover a democratização do conhecimento. Como parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o evento visa mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar também a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ela possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a  relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.
            O domínio de questões relativas à ciência e tecnologia é fundamental para que as sociedades contemporâneas possam analisar seus problemas, escolher as soluções e enfrentar seus destinos de forma esclarecida. A comunicação pública da ciência pode também exercer um papel importante no despertar de novas vocações. O contato constante com as coisas da ciência aguça a curiosidade e revela tendências que poderiam, de outro modo, permanecer para sempre ocultas. 
A SNCT em Uberlândia
            Por meio da Diretoria de Comunicação Social (Dirco) e do Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), do Instituto de Física, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi realizada, em 2009, a 1ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia. O evento envolveu várias instituições públicas e particulares: Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM), Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) e Algar, e ainda com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Fórmula P Interactive. O evento contou com a presença da doutora em comunicação profª Graça Caldas, que abordou a importância da divulgação científica na sociedade contemporânea.
            Em 2010, com a união de esforços da UFU, PMU, IFTM, Fundação de Apoio Universitário (FAU), Aciub e a Fiemg, a cidade de Uberlândia triplicou o número de atividades durante a 7ª edição SNCT. A cidade liderou a maior mobilização do estado de Minas Gerais, com a realização de 467 atividades, e o terceiro lugar entre os municípios brasileiros, segundo registros do MCT. A abertura da Semana contou com a presença do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor doutor Mário Neto Borges, que abordou, em palestra o tema da Semana “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. 



 
Design by Adilmar Coelho Dantas | Edited by Renata da Silva Souza | Open Source